Against the fake world
Against the Fake World" é um projeto de investigação que apoia a educação de crianças e jovens sobre o fenómeno das notícias falsas. Foi implementado por organizações de 5 países: Polónia, Irlanda, Itália, Portugal e Hungria. O papel principal é desempenhado pela Fundação MODE em Wrocław.
Foi concebida e realizada uma investigação aprofundada para compreender o fenómeno mencionado no âmbito da educação atualmente implementada em cada país. Procurou-se obter as opiniões dos jovens das escolas, do pessoal docente, de indivíduos que gerem sistemas e instituições de ensino, bem como de especialistas que examinam este fenómeno de várias perspectivas.







Education for Citizenship 3.0
Educação para a Cidadania 3.0” é um projeto de cooperação liderado pela associação juvenil YUPI e o Agrupamento de Escolas de Gondifelos que obteve excelente pontuação pelo programa Erasmus + Educação e Formação (KA220) e que visa explorar o conceito de “abordagem integral de cidadania na escola” (whole school approach) e reforçar o trabalho colaborativo entre organizações da sociedade civil e escolas de 3º ciclo em Portugal, Itália (Bangherang e ISIS Archimedes) e Polónia (Zmigrod school e Foundation ArtesEdu), com a duração de 26 meses (até 31.12.2023).
O Agrupamento de Gondifelos e a associação juvenil YUPI já se encontram a desenvolver projetos no âmbito da Cidadania (projeto piloto a nível nacional na área da Cidadania, acompanhado pela Universidade Católica e Fundação Gonçalo da Silveira) e dá assim continuidade explorando as dimensões que foram avaliadas como mais prementes no desenvolvimento de uma abordagem integral na escola: 1) a participação democrática e sentido de auto-eficácia; 2) o desenvolvimento de comportamentos de sustentabilidade ambiental. Esta intervenção beneficia pelo trabalho colaborativo com organizações da sociedade civil dentro da escola e criação de um instrumento de aferição de competências de cidadania, agora aplicado aos países envolvidos no Education for Citizenship 3.0.
No projeto pretende-se capacitar e consolidar o trabalho das organizações visando o desenvolvimento da cidadania (em concreto das 2 áreas referidas), reforçar o trabalho entre escolas e organizações da sociedade civil e permitir a internacionalização das entidades promovendo e disseminando o seu trabalho com potencial efeito multiplicador através dos Produtos Intelectuais esperados.
Estão planeadas em conjunto de mobilidades a envolver um total de 60 docentes em atividades de coordenação, formação internacional e acompanhamento de alunos em mobilidade, 63 alunos e alunas em mobilidade e mais de 280 docentes e staff de outras organizações em eventos multiplicadores dos 2 produtos intelectuais esperados: um referencial de formação para cada país na área da Cidadania e uma formação online de 6h com 3 módulos na área da Abordagem Integral da Cidadania (Whole school approach)
.png)


.png)




Go Green!
O projeto Go Green é um projeto de 24 meses coordenado pela organização YUPI (Youth Union of People with Initiative) em Portugal, em estreita parceria com a Roménia (Association APIS PM Feedback Brasov), Tailândia (Volunteer Spirit Association) e Vietname (Centre for Sustainable Development Studies) para um número total de 200 jovens e animadores de juventude nos 4 países envolvidos da Europa e Ásia, cofinanciado pelo programa Erasmus + ao abrigo do convite KA2 Capacity Building for Youth.
Queremos aumentar a capacidade das nossas organizações para apoiar os jovens que desenvolvem actividades ou iniciam negócios que são amigos do ambiente e da comunidade e reutilizam recursos no âmbito da economia circular. Queremos reforçar o apoio no trabalho com jovens através do desenvolvimento de metodologias e procedimentos de cada organização para melhor integrar e acompanhar os jovens que queiram iniciar qualquer atividade (voluntariado ou negócio) no sector ambiental, aumentando a sua empregabilidade e competências empreendedoras alinhadas com uma perspetiva ecológica e de forma sustentável.
Acompanhe as nossas acções nas redes sociais da nossa organização
e veja os resultados deste projeto:
1) Um guia sobre educação para o desenvolvimento sustentável de todos os países
2) Uma ferramenta de auditoria online que o ajudará a avaliar o seu índice de sustentabilidade e a iniciar o seu plano de sustentabilidade dentro da sua organização.






Deepening Democracy
"Deepening Democracy" é uma estratégia para melhorar a qualidade da democracia em contexto escolar" é um projeto de 24 meses de duração coordenado pela organização YUPI em Famalicão, Portugal, em estreita parceria com outros parceiros portugueses (Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco), Polónia (EPI e IV Liceum Kielcach) e Roménia (Asociatia feedback PM-Brasov e Colegiul National de Informatica Grigore Moisil), para um número total de 1700 jovens alunos e mais de 140 animadores de juventude e professores nos 3 países europeus envolvidos (140 professores e animadores de juventude e mais de 60 alunos terão a oportunidade de participar em experiências de aprendizagem internacionais). Os parceiros são escolas e organizações não governamentais já com experiência de trabalho em estreita cooperação para um melhor sistema integrado de educação para os jovens, combinando a aprendizagem formal e não formal.
"Aprofundar a democracia!" tem como objetivo contribuir para o reconhecimento da importância da cooperação entre a educação não formal e a educação formal, centrando-se em 2 tópicos:
1) método da sociocracia para uma tomada de decisões mais empenhada nas escolas
2) objectivos de desenvolvimento sustentável para uma estratégia mais sustentável da escola.
Estes tópicos são canais sobre a forma de envolver os jovens alunos em actividades apoiadas por animadores de juventude e professores nas salas de aula e nas escolas, apoiadas por intercâmbios, cursos de formação e o desenvolvimento de dois produtos intelectuais para promover a divulgação.
O projeto "Aprofundar a Democracia" é cofinanciado pelo programa Erasmus + Educação e Formação da Agência Nacional Portuguesa.








Intercâmbio de Jovens - Resounding Citizenship 2.0
-Tens entre 18 e 30 anos e procuras oportunidades de aprendizagem mais ativas e participativas?
-Gostarias de descobrir e experimentar mais sobre os valores da CIDADANIA ATIVA, tais como
o AUTOCONHECIMENTO, a EMPATIA, a ESCUTA ATIVA através da utilização da linguagem
universal da MUSICALIDADE HUMANA?
-Estás disponível para te lançares nesta aventura durante uma semana intensa com pessoas de diferentes países e origens?
Este é um convite para que saias da tua zona de conforto e entres em ação, experimentando e
refletindo sobre os valores da cidadania ativa através de experimentações com a tua musicalidade.
Acessa o infopack para mais informações aqui:
Inscrições até o dia 29/05 aqui:

Um novo método educacional baseado na criatividade que aumenta a capacidade de resolver problemas com jovens, no campo social, ou ao construir uma equipa.
O Método Kinetic foi desenvolvido por especialistas de 6 países da UE, que o apresentam no livro "The Kinetic Method - A Playbook for Solving Problems".